Esse blog visa dar continuidade as discussões realizadas na disciplina Prática Educativa do Programa de Pós-Graduação em Medicina da UFRGS.
quinta-feira, outubro 30, 2003
O projeto visa a qualificar o ensino de Pós-Graduação em Medicina, atender as necessidades dos pós-graduandos em Medicina nesta Universidade, quanto:
:: ao seu conhecimento e aperfeiçoamento sobre as práticas educativas;
:: à criação de espaços de reflexão e debate interdisciplinar a respeito das questões educativas atinentes ao papel social do professor de profissionais da saúde, na sociedade brasileira;
:: aos vínculos entre ensino, extensão e pesquisa.
JUSTIFICATIVA
O projeto atende às solicitações dos pós-graduandos em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, manifestas pelos alunos, ratificadas pelos professores. O caráter de adesão voluntária busca atender à formação pedagógica necessária à formação médica e constituir um espaço de discussão das práticas educativas cotidianas dos médicos que permitem compreendê-las, conhecer as relações entre professores e alunos, presentes nas relações entre médicos e pacientes e seus pressupostos teórico-práticos, nos nexos entre princípio educativo e prática pedagógica.
A inter / transdisciplinarIdade encontra na confluência entre ensino-pesquisa e extensão uma possibilidade concreta de convívio e troca de experiências neste tipo de grupo, e possibilita produzir novos conhecimentos para a área da educação médica universitária no Brasil.
OBJETIVOS
Para atender as solicitações dos pós-graduandos em Medicina da UFRGS, quanto ao aperfeiçoamento e qualificação pedagógicos ( domínio das formas do fazer pedagógicos) no espírito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para o exercício da docência, o presente plano propõe:
:: Propiciar aos pós-graduandos em Medicina da UFRGS um espaço de discussão, análise e comunicação das questões relacionadas à Universidade em sua interface com a educação médica em perspectiva interdisciplinar;
:: Conhecer e compreender a prática educativa e os pressupostos teórico-metodológicos dos educadores universitários quanto aos diferentes conhecimentos envolvidos: em nível institucional, profissional, cotidiano, pessoal, filosófico, científico e de cidadania.
:: Discutir a relação pesquisa / ensino-aprendizagem na prática educativa, considerando as tecnologias disponíveis.
:: ao seu conhecimento e aperfeiçoamento sobre as práticas educativas;
:: à criação de espaços de reflexão e debate interdisciplinar a respeito das questões educativas atinentes ao papel social do professor de profissionais da saúde, na sociedade brasileira;
:: aos vínculos entre ensino, extensão e pesquisa.
JUSTIFICATIVA
O projeto atende às solicitações dos pós-graduandos em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, manifestas pelos alunos, ratificadas pelos professores. O caráter de adesão voluntária busca atender à formação pedagógica necessária à formação médica e constituir um espaço de discussão das práticas educativas cotidianas dos médicos que permitem compreendê-las, conhecer as relações entre professores e alunos, presentes nas relações entre médicos e pacientes e seus pressupostos teórico-práticos, nos nexos entre princípio educativo e prática pedagógica.
A inter / transdisciplinarIdade encontra na confluência entre ensino-pesquisa e extensão uma possibilidade concreta de convívio e troca de experiências neste tipo de grupo, e possibilita produzir novos conhecimentos para a área da educação médica universitária no Brasil.
OBJETIVOS
Para atender as solicitações dos pós-graduandos em Medicina da UFRGS, quanto ao aperfeiçoamento e qualificação pedagógicos ( domínio das formas do fazer pedagógicos) no espírito da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para o exercício da docência, o presente plano propõe:
:: Propiciar aos pós-graduandos em Medicina da UFRGS um espaço de discussão, análise e comunicação das questões relacionadas à Universidade em sua interface com a educação médica em perspectiva interdisciplinar;
:: Conhecer e compreender a prática educativa e os pressupostos teórico-metodológicos dos educadores universitários quanto aos diferentes conhecimentos envolvidos: em nível institucional, profissional, cotidiano, pessoal, filosófico, científico e de cidadania.
:: Discutir a relação pesquisa / ensino-aprendizagem na prática educativa, considerando as tecnologias disponíveis.